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Mitos e Verdades sobre o Marketing Digital

Publicado em: 09/02/2017

 

Hoje a demanda por marketing digital está tornando esta área a menina dos olhos das agências de publicidade. Durante todas as semanas nos são solicitadas propostas de marketing digital, geralmente vindas de clientes com anseio de posicionar sua marca na internet, aumentar as vendas de sua loja virtual, melhorar sua imagem na web ou simplesmente ter seu facebook bem alimentado de informações e com posts cheios de curtidas. Mas na maioria das vezes, os clientes pouco sabem, ou nada sabem, sobre o funcionamento do marketing digital. E isso pode gerar muitas frustrações nas pessoas por causa de dois mitos:

O mito da bolha

O primeiro grande mito do marketing digital é a sua velocidade de fazer as coisas acontecerem, o chamado “mito da bolha”. Fomos acostumados a relacionar a internet com os termos “Bolha”, “Boom”, “revolução”, “Milionários com menos de 25 anos”, etc. E esse mito fez a internet ter um certo ar de misticismo, como se fosse um recurso mágico capaz de fazer uma marca sair do anonimato para ter suas ações disputadas na bolsa de valores em poucas semanas. Não que isso não possa acontecer, ou que já não tenha acontecido. Mas essa não é a regra, mas sim a exceção. Além de envolver riscos e investimentos que nem todos estão dispostos a encarar. O que me faz lembrar de outro mito:

O mito de na internet ser “tudo de graça”

Realmente, quando utilizamos a internet, muitos serviços nos são ofertados de graça. Porém, nenhum serviço é capaz de se manter sem que alguém pague por ele. Então, seja pela exibição de anúncios ou pela tentativa de te vender uma versão pró (e paga) do serviço, todos eles estão lucrando de alguma forma. Mas independente disso, você não precisa pagar, e isso criou esse mito de que tudo na internet pode ser usado de graça. E como todo mito, a realidade é bem diferente. Portanto, temos que reconhecer que sim, há um custo para criar ações comerciais na internet, como em qualquer outra mídia.

Deixando os mitos para trás

Chega de mitos! Vamos para a realidade. O Marketing Digital é um recurso que pode e deve ser utilizado por todas as empresas. Ele trará resultados incríveis quando bem executado. Mas para isso, o cliente deve conhecer algumas verdades sobre o Marketing Digital:

Verdade 1 - Tempo

As chances do seu negócio explodir do dia para noite é praticamente nula. Para os resultados se tornarem expressivos levará tempo, trabalho e ações contínuas. Tudo isso construído numa base sólida de profissionalismo, conhecimento e experiência. Nada muito diferente do marketing convencional. O Marketing Digital é como uma semente. Esta semente, sendo plantada em solo fértil (uma boa agência digital), cultivada de maneira apropriada (por profissionais com experiência e comprometimento) e colocada em local adequado (saber filtrar quais meios propagar o marketing digital) ela começará a dar frutos quando menos se espera. Levará tempo, mas depois de enraizada, os frutos nunca deixam de surgir. Deixe-a jogada, ou nas mãos de pessoas incompetentes, e você terá perdido uma semente e todo o dinheiro que você investiu nela.

Verdade 2 - Fórmula

Não existe fórmula pronta para o Marketing Digital! Simples assim. Cada empresa, cada marca, cada produto, cada serviço é único e é assim que o Marketing Digital deve tratá-los. Sei que é comum um cliente chegar em uma agência e já ser bombardeado de ideias e fórmulas que prometem o sucesso em até 60 dias! Muitas vezes parece até uma receita de bolo. Fuja disso. Seu negócio é único e seu Marketing Digital deve ser adequado a ele. Não o contrário. Somente um profissional atento e disposto a entender seu negócio será capaz de criar um bom planejamento de Marketing Digital para ele.

Verdade 3 – Valorização do profissional

Você tem um negócio. Quanto tempo você levou para se especializar nele? Quanto tempo você levou para conhecer seu mercado, seu público e as pessoas relacionadas a ele? Você acha que uma agência conseguiria sintetizar tudo isso em uma reunião de briefing e gerar uma ação perfeita para você? Com certeza não. Mas não é raro alguém visitar uma agência digital e ser atendido por algum profissional muito simpático que colherá suas necessidades e as características do seu negócio em poucos minutos, anotará tudo em um tablet de última geração e em poucas horas o cliente receberá em seu e-mail todas as soluções sintetizadas em um arquivo PDF padrão composto em sua maioria de figurinhas e gráficos de mercado (de origem duvidosa) garantindo o sucesso das ações. E como mágica, por um custo extremamente baixo! O que o cliente não sabe é que esse PDF foi enviado com cópia para uma equipe de criação (formada em sua maioria por jovens mal pagos que trocam horas extras por pizzas e que atendem dezenas de clientes por dia) que criará mecanicamente peças de publicidade online ineficientes e sem nenhum comprometimento com resultados.

Para um profissional gerar soluções para o seu negócio, ele precisa entender sobre o seu negócio. Para ele entender do seu negócio, ele precisa de comprometimento. E comprometimento demanda tempo. E esse tempo deve ser remunerado. É assim que uma agência funciona. Mais uma vez não existe mágica. Se você não der condições para os profissionais de uma agência terem tempo de trabalhar dedicado para o seu negócio ela nunca conseguirá produzir resultados expressivos para você.

Conclusão

No Marketing Digital não há segredos. Não há fórmulas. Há profissionais especializados e com competência para conhecer sobre um negócio e encontrar soluções para desenvolvê-lo e divulgá-lo através dos vários meios que a internet oferece. Para isso, ele precisa de tempo, investimento e boas estratégias para levar uma empresa ao sucesso nos meios digitais.

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

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