Pictore Agência Digital

Notícias

Novo Android 7.0 Nougat. Confira nossas impressões

Publicado em: 05/10/2016

 

O Google finalmente disponibilizou a nova versão do sistema operacional de dispositivos móveis que mais cresce no mundo: o Android. Com o nome de Nougat, a nova versão do sistema já está em operação, primeiramente nos dispositivos da própria Google, mas com o tempo será automaticamente instalada em todos os dispositivos que possuam hardware compatível (leia-se: celulares com bom desempenho de processamento e memória, para que não ocorra lentidão ou travamentos em aparelhos que não suportem os novos recursos) e que as empresas fabricantes estejam trabalhando para disponibilizar essa atualização para seus usuários. Lembrando que o Android é modificado por empresas como a Motorola e a Sansung para se comportarem de forma personalizada nos aparelhos de cada marca, o que também contribui para o atraso da atualização para o novo sistema. Porém, se você possui um dispositivo moderno, não se assuste se em breve você ser notificado que essa nova atualização está disponível! E se você é cliente ativo da Pictore, saiba que seu projeto já passou por testes de funcionalidade no novo Android, portanto seu site, loja virtual, blog ou sistema continuará funcionando perfeitamente em todos os dispositivos atualizados para o Nougat! E quer saber o que a Pictore achou desta atualização do Android? Então continue lendo este artigo!

 

Android 7.0 Nougat poliu a forma de usar celulares Android

 

Se você já se sente confortável e gosta de utilizar as funcionalidades do Android, esta atualização veio para te impressionar. O Google refinou tudo que já tínhamos, além de acrescentar alguns recursos agora essenciais para um sistema operacional que já nos agradava muito.

Desde o Android 5.0 (Lollipop), viemos acompanhado o Google aprimorar a linguagem visual (design) de seu sistema e acrescentar melhorias nos aplicativos e serviços que acompanham o dispositivo. Mas com o Android 7.0, o Google não alterou muito a forma visual do sistema, mas trabalhou, e desta vez de forma muito mais polida, para trazer novos recursos aos nossos celulares e tablets. E isto é muito bom, pois visualmente o Android já é um sistema muito agradável. Por enquanto, tentar melhorar visualmente o sistema é desnecessário. Foi uma ótima sacada do Google investir em recursos, já que segurança e funcionalidade são essenciais uma vez que estamos substituindo nossos velhos PCs e notebooks por celulares e tablets para grande parte de nossas tarefas profissionais e cotidianas. Acessar serviços bancários, administrar redes sociais e orçamentos, além de várias outras tarefas que exigem facilidade e a segurança de não cairmos em fraudes e golpes.

Android Nougat torna as atualizações mais rápidas e fáceis

Sempre que houver necessidade de atualizar seu dispositivo, você não terá mais que interagir com seu aparelho. Enquanto você o utiliza para tarefas normais, todo trabalho é realizado em plano de fundo, e a única coisa que você precisará fazer manualmente para concluir a atualização, é reiniciar seu aparelho!

Veja o que o Google disse sobre isso:

Android Nougat também trouxe alguns recursos importantes para ajudar a manter os usuários mais seguros. Inspirado em como os Chromebooks (computadores do Google, veja mais clicando aqui) aplicam suas atualizações, estamos introduzindo atualizações sem interrupções, de forma que os dispositivos Android rodando o Nougat possam instalar atualizações do sistema em plano de fundo. Isso significa que a próxima vez que o usuário ligar seu aparelho, este será automaticamente iniciado com a nova versão do sistema atualizado.

Esta mudança, que é chamada de compilação em tempo de execução (run-time compiler), também significa que você, logo após a atualização, não terá que esperar todo aquele tempo enquanto os seus aplicativos sejam otimizados quando você reiniciar seu dispositivo. Isso é bom, uma vez que já cheguei a esperar cerca de 30 minutos para reiniciar meu dispositivo com o Android 6.0 (Marshmallow) após a atualização do sistema.

Multi-janelas

Algumas vezes, quando você está fazendo duas coisas simultâneas, seria bem prático você poder visualizar as duas coisas ao mesmo tempo. E é exatamente isso que as multi-janelas fazem: mais de uma janela sendo visualizada na sua tela simultaneamente.

Já vimos um recurso similar em modificações do Android feitas pela Sansung, e em casos mais raros, pela LG. Mas o Google fez isto de uma forma que, a partir de agora, todos os aplicativos funcionarão bem em multi-janelas, independente do desenvolvedor do aplicativo, ou você, ter que fazer nada diferente. A tela será dividida em 50/50 por padrão, e é fácil colocar aplicativos acima e abaixo, ou lado a lado, dependendo do seu dispositivo. Em dispositivos com telas maiores, é possível até redimensionar livremente o tamanho das janelas.

Uma vez que os projetos atuais da Pictore são todos responsivos, esta funcionalidade não alterará em nada a qualidade de nossos trabalhos. Muito pelo contrário, os projetos de nossos clientes poderão ser visualizados de forma otimizadas em multi-janelas, sem perder nada na experiência de navegação ou uso de funcionalidades!

Melhores notificações

No Nougat, você poderá responder suas notificações diretamente na barra de notificações. Você não precisará mais abrir o aplicativo e nem instalar nada extra. Se o aplicativo suportar este recurso, ele funcionará automaticamente.

Se você precisar visualizar melhor as informações, ou mesmo ter que enviar mais informações além de uma resposta rápida, há também a funcionalidade de com um toque você abrir e ver tudo no aplicativo específico.

Além disso, há uma otimização também na forma de agrupar notificações do mesmo aplicativo. Você poderá escolher quando precisar ver tudo de forma muito mais simples.

Seu telefone parecerá mais rápido e gastará menos bateria.

Um projeto do Google, chamado “Project Doze”, é uma estratégia de funcionalidades que adicionam recursos para seu dispositivo gastar menos bateria enquanto ele não estiver com a tela ligada e em suas mãos. Este projeto foi primeiramente aplicado no Android Marshmallow, mas foi aprimorado no Nougat. Na versão 6.0 do Android, estes recursos funcionavam muito bem quando o aparelho estivesse em repouso (parado) e sem estar plugado no carregador. Agora, na versão 7.0, a mágica acontecerá também quando ele estiver no seu bolso, mochila ou bolsa. Como a mágica acontece não mudou muito: sempre que seu dispositivo estiver ocioso por um tempo, o Android interrompe as atividades em plano de fundo, e no lugar disso, usa o que o Google chama de “janelas” (“windows”) para checar por novas mensagens ou realizar tarefas como atualizar sua localização.

Além disso, melhores formas de gerenciar a memória e políticas otimizadas de quando e como os aplicativos podem rodar em plano de fundo (projeto do Google conhecido como “Project Svelte”, significa que você economizará muitos recursos ao eliminar tarefas desnecessárias quando você não estiver precisando que elas rodem. Autorizando a execução apenas de tarefas que você realmente precisa, seu celular ou tablet funcionará com melhor desempenho e menor consumo de energia.

Mais uma ótima sacada do Google, já que com o uso intenso de celulares e tablets, a bateria acaba sendo um dos maiores limitadores de uso dos aparelhos. Juntando a evolução das baterias com a evolução dos recursos do Android, cada vez mais poderemos usar variados recursos no decorrer do dia antes de corrermos atrás de um carregador.

Economia no uso de dados (3G, 4G, etc)

No Brasil, ainda lidamos com taxas muito altas para conexão 3G e 4G, motivo que nos leva à necessidade de economizarmos na transferência de dados. O Android Nougat nos ajudará também nisso. Quando você não estiver no Wi-Fi, novas opções de limitação de uso de dados bloqueará o acesso aleatório de processos que tentem utilizar dados móveis e restringi-los apenas para coisas importantes, como checar a existência de novos e-mails ou mensagens.

Você poderá configurar o dispositivo dizendo a ele para ignorar alguns aplicativos, e quando este recurso estiver ativo, você verá um ícone nas suas notificações informando quais são.

Mais segurança

Manter a segurança dos seus dados pessoais é importante, e já vinha sendo trabalhado nas versões anteriores do Android. Mas agora a coisa ficou séria.

Quando você liga seu telefone, alguns aplicativos são capazes de, parcialmente, trabalharem antes que você acesse o sistema com sua senha ou PIN. Funções como fazer ligações ou ler mensagens de texto podem ainda ser utilizadas, seu despertador ainda irá funcionar e outros recursos necessários de acessibilidade ainda ficarão ativos. Os demais, no entanto, ficarão indisponíveis e com os dados criptografados até que você desbloqueie o sistema.

Uma vez desbloqueado, tudo funcionará normalmente. Este recurso mantêm seus dados seguros caso seu telefone seja perdido ou roubado, além de trabalhar muito bem com os recursos remotos do “Gerenciador de Dispositivos Android”.

Com o Android Nougat, você poderá dar acesso a determinado diretório (pasta) a um aplicativo, tipo sua biblioteca de fotos, sem ter que dar acesso para todo o seu cartão de memória ou armazenamento interno. Esta prática evita interceptação de dados de um aplicativo aos dados de outro aplicativo. Este recurso é chamado de “scoped directories”.

Conclusão

Isso são apenas algumas mudanças no novo Android, todas elas provando que este sistema está evoluindo e cada vez oferecendo mais recursos de usabilidade e segurança para os usuários.

Nós da Pictore estamos deslumbrados com esse novo sistema! Apesar de alguns de nós estarem frustrados porque a atualização não chegou ainda em todos os aparelhos! :D

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

Contate-nos

Prime Business Center - Sala 106
Av. Sete de Setembro, 500
Res. Baldassari
Franca - SP - Brasil - 14400-670

Fone / Fax: (16) 3703-3839

Newsletter

Quer saber tudo que acontece na Pictore?

Assine nossa newsletter:

A Pictore pertence ao grupo Downtown Marketing, publicidade e web