Pictore Agência Digital

Notícias

Site responsivo ou aplicativo. Qual a melhor solução?

Publicado em: 20/10/2016

 

Atualmente, os smartphones já ganharam seu espaço no gosto de quase todas as pessoas. Estejam eles rodando os famosos sistemas Android ou iOS, ou sistemas menos populares como Windows Phone, é difícil hoje encontrar alguém que não use diariamente pelo menos uma dezena de aplicativos através de um celular ou tablet. Parece exagero? Vamos lembrar que se contarmos whatsapp, Facebook, navegador de internet e e-mails já estamos falando de 4 aplicativos.

 

Com esta demanda tão grande de recursos e ferramentas nos smartphones, não é raro algumas empresas considerarem aplicativos como soluções para oferecerem serviços e informações para seus consumidores. Porém, menos raro ainda, em proporções, é encontrar aplicativos "mortos", desatualizados ou até mesmo descontinuados, pois alguma empresa investiu tempo e recurso em seu desenvolvimento, mas ele acabou não tendo uma boa aceitação do público, o que tornou inviável mantê-lo.

 

Ao mesmo tempo, também é comum vermos empresas que investiram em aplicativos e os mesmos se tornaram excelentes ferramentas, muitas vezes dando destaque à marca de forma mais eficiente que muitas campanhas de publicidade, ou oferecendo serviços e facilidades que se tornaram fundamentais para seus consumidores. Exemplos bem sucedidos são os bancos, empresas de produtos esportivos que criaram aplicativos para facilitar a organização e manutenção de treinos físicos, empresas que utilizam o sistema de localização (GPS) do celular para sugerir um melhor aproveitamento da marca, etc.

 

A diferença entre o sucesso e o fracasso, nestes casos, está no planejamento eficiente dos objetivos do aplicativo, já que este apresenta peculiaridades que podem ter grande capacidade de adequação ou inadequação aos objetivos da empresa.

 

Sites responsivos

 

Não é de conhecimento de todos, mas hoje em dia é possível criar sites que se adaptam a qualquer tipo de navegação, seja ela feita através de computadores, utilizando telas grandes, ou através de smartphones, tablets, etc., que utilizam telas menores, ou com menor viewport (nome dado ao espaço disponível em uma tela para ser exibido o conteúdo de um site). Estes sites são conhecidos como Sites Responsivos.

 

Quando um site responsivo é criado com eficiência, o mesmo oferece uma experiência de uso muito semelhante a um aplicativo, podendo ter botões que ativam recursos, menus dinâmicos, rolagem de tela e imagens pelo touchscreen da tela, zoom de imagens e texto afastando ou aproximando os dedos ao tocarem a tela simultaneamente, enfim, os recursos de navegação que todos já estamos acostumados ao utilizar aplicativos.

 

Com o uso de um site responsivo, a empresa pode oferecer a seu público a experiência de navegar em um aplicativo, sem a necessidade de ter que baixá-lo, instalá-lo e ocupar espaço na memória do celular ou tablet do usuário.

 

Mas então sites responsivos são melhores que aplicativos?

 

Calma lá! Não foi isso que eu disse! O que eu quis mostrar até agora é que muita vezes as empresas não percebem que há alternativas melhores aos aplicativos, dependendo da necessidade, que muitas vezes serão mais eficientes e gerarão um melhor custo-benefício. Porém, em muitos casos, um site responsivo não poderá substituir um aplicativo, pois o mesmo apresenta funcionalidades e recursos próprios e característicos.

 

Como saber então se a melhor solução para sua empresa é um site responsivo ou um aplicativo? Para isso, um profissional da área deverá analisar suas necessidades para te oferecer a melhor estratégia, seja ela desenvolver um aplicativo ou um site responsivo.

 

No entanto, as dicas a seguir poderão te ajudar a enxergar melhor qual a sua real necessidade. Veja as vantagens e desvantagens de cada um:

 

Vantagens dos aplicativos em relação aos sites responsivos

 

 

 

 

 

Desvantagens dos aplicativos em relação aos sites responsivos

 

 

 

 

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

Contate-nos

Prime Business Center - Sala 106
Av. Sete de Setembro, 500
Res. Baldassari
Franca - SP - Brasil - 14400-670

Fone / Fax: (16) 3703-3839

Newsletter

Quer saber tudo que acontece na Pictore?

Assine nossa newsletter:

A Pictore pertence ao grupo Downtown Marketing, publicidade e web