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Você está sendo observado neste momento!

Publicado em: 02/03/2017

 

Se você está lendo este artigo no site da Pictore, saiba que neste exato momento você está sendo vigiado! Mas não adianta olhar para os lados a procura de câmeras escondidas, microfones ou frestas na janela. A espionagem está sendo feita de forma digital, pelo seu computador, ou qualquer que seja o dispositivo você está utilizando, sem que ao menos você perceba. E por causa disso, a partir de agora, Facebook, Twitter e Google sabem que você está no site da Pictore, e consequentemente, que você se interessa por Publicidade, Propaganda e Marketing Digital!

Eu não acredito!

Você não acha estranho quando você busca no Google por um destino de viagem, por exemplo, e a partir daí, nas próximas vezes que você entra no Facebook, YouTube, ou mesmo em outros sites, você se depara com anúncios e propagandas referentes a exatamente aquele destino que você pesquisou? Ou quando você entra para ler um excelente artigo sobre a produção de mel no norte da Islândia (chutei!) a mesma mágica acontece, mas desta vez envolvendo anúncios e propagandas de mel, cera ou derivados? Pronto, tá na hora de começar a acreditar!

Por que sou vigiado?

Calma! Ninguém está interessado na sua vida pessoal, mas sim, nos seus hábitos e interesses para construir o que chamamos de “potencial de consumo”. Muitos destes você já oferece por livre e espontânea vontade: Curtir coisas no Facebook, por exemplo, é gritar para o mundo (incluindo as empresas) seus interesses. Outros são um pouco mais discretos, mas concorde comigo: buscar pelos termos “pontos turísticos na Holanda” não indica um forte indício de que você pretende visitar este país? E por fim, ao visitar sites de conteúdos específicos, como o da Pictore, é muito comum que eles utilizem algum tipo de plugin social ou de monitoramento de acesso, que acaba denunciando seu interesse por aquele assunto, ou no caso das lojas virtuais, até mesmo um produto ou serviço específico. Juntando todas estas informações, é possível prever de forma mais ou menos precisa o que você pretende ou não consumir.

Mas isso é horrível!

Depende do ponto de vista. De um lado, há pessoas que abominam essa ideia por sentirem sua privacidade invadida ou por outras questões a serem consideradas. Mas por outro, há pessoas (como eu) que idolatram essa ideia. Não só porque trabalho com isso, mas porque para mim é a evolução da forma de propagar produtos e serviços!

Pense comigo. Na propaganda tradicional, como acontece na TV, nas revistas, etc., você será exposto a propagandas diversas, onde a grande maioria não lhe gerarão o mínimo de interesse e acabam somente te aborrecendo e tomando o seu tempo. É por este motivo que você é bombardeado de propagandas, já que para te gerarem interesse em uma, eles precisam te expor a dez! Já na propaganda onde o seu potencial de consumo é considerado, a probabilidade de você ser exposto a uma propaganda de seu interesse é muito maior. Com isso, em vez de você ser exposto a nove propagandas inúteis, você será exposto diretamente àquela cuja probabilidade de ser de seu interesse é muito maior.

Outra questão a ser considerada é que essas informações são processadas e armazenadas exclusivamente por robôs, ou seja, programas de computador com esta finalidade específica. Esqueça aquela imagem de um profissional vestido de preto em uma sala escura vasculhando cada curtida que você dá no Facebook! Compilar todos estes dados seria impossível para seres humanos!

Então eu sou exposto a menos propaganda quando meu potencial de consumo é considerado?

Exatamente! Anunciar um produto ou serviço em um canal onde é considerado o potencial de consumo é muito mais caro (em quantidade de visualizações potencial) para o anunciante, e por este motivo, os veículos que oferecem esse tipo de propaganda podem reduzir a área destinada a elas. Assim, você é exposto a menos propagandas, e além disso, elas terão grande chance de serem de seu interesse. E isso é uma estrada de mão dupla: Para o anunciante, apesar de pagar mais caro, ele terá um resultado muito maior ao investir neste canal.

Então na próxima vez que você estiver pesquisando qual a melhor ração para o seu canino e visualizar um anúncio com um desconto épico no preço daquela ração, saiba que ele só apareceu para você pois você estava sendo observado! Caso contrário, no lugar dele apareceria um anúncio convidando você a aprender madarim em 3 semanas. Outro te oferecendo intercâmbio para Papua Nova Guiné. Outro te oferecendo um grande desconto em tapetes da índia. Outro… Bom, você entendeu!

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

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