Pictore Agência Digital

Notícias

Bruno Rocha (Hugo Gloss) ilustra bem sobre a importância de um bom site em plena era de popularidade das redes sociais

Publicado em: 13/08/2018

 

Aventurando-me profissionalmente na internet há cerca de 18 anos (há 15 fundei a Agência Pictore), vi os sites deixarem de ser homepages (páginas pessoais) de famílias americanas que ostentavam fotos posadas em seus jardins, para se tornarem grandes portais de informações, comunicação e serviços que já quebraram (e continuam quebrando) muitas instituições físicas.

 

Neste meio tempo, vi surgir também as Redes Sociais. Vi o Orkut explodir e seu sucesso impulsionar outras redes. Vi também a sua queda e de tantas outras. Hoje, acompanho pessoal e profissionalmente todas as redes sociais mais populares, destacando o Facebook, o instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e apostando altas fichas no Google+ (minha empreitada solitária, mas confiante).

 

Mas por que estou falando sobre isso?

 

Não é raro me questionarem algo parecido com isso: "Se eu tenho minha página bem cuidada no Facebook, ou qualquer outra rede social, pra que eu preciso de um site?". Não vou falar da diferença entre rede social e site, pois já falei disso neste post. Mas esse questionamento comum veio à minha cabeça no último final de semana quando li a entrevista com o Bruno Rocha (mais conhecido pelo seu nome artístico Hugo Gloss) nas páginas amarelas da Revista Veja (o conteúdo é restrito para assinantes, mas o link da matéria é esse).

 

Bruno Rocha é jornalista e possui grande relevância na mídia brasileira. Mas o que o torna especialmente relevante nesta menção é exatamente suas redes sociais: Mais de 5,7 milhões de pessoas curtem sua página no Facebook, mais de 2,1 milhões de pessoas o seguem no Twitter e ele possui nada menos que 12,3 milhões de seguidores no Instagram. São números que definitivamente levariam muitas pessoas a pensarem: "Tá vendo, ele nunca que precisaria de um site!"

 

E realmente ele não precisa de um site, né?

 

Não falarei por mim, deixarei ele falar por ele mesmo. Vou transcrever um trecho de sua entrevista aqui:

 

"Trabalho, no entanto, para que meu site seja mais forte que qualquer rede social." - Hugo Gloss, em entrevista à Veja publicada em 15/08/2018

 

No decorrer da entrevista, o apresentador justifica seu argumento, com razão, declarando que os algoritmos das redes sociais (ainda escreverei sobre isso) prejudicam ostensivamente a visibilidade das páginas e perfis nas redes sociais. E ainda complementa: "Seguidor não é sinônimo de dinheiro".

 

O que podemos aprender com isso

 

1º: Se alguém com mais de 20,1 milhões de seguidores em suas redes sociais prefere priorizar e fortalecer o seu site, porque eu ainda acredito que minhas redes sociais são mais importantes que uma boa mídia de base como o meu site?

 

2º: Apesar da justificativa do Bruno ser os algoritmos, temos várias outras justificativas que demonstram a importância de um bom site para nosso negócio:

 

 

 

 

 

O esquema então é deixar de usar as redes sociais?

 

Claro que não! Ela é fundamental para o seu negócio. Desde que usada da forma correta, ou seja, para gerar relacionamento com o seu público.

 

Há inúmeras possibilidades de você utilizar suas redes sociais como ferramenta de divulgação, promoção, engajamento, etc. Porém, é necessário ter consciência do limite que isso pode atingir. Até onde você consegue chegar com as redes sociais.

 

Para concluir, vou deixar algo para te fazer pensar. Você lembra da maior comunidade do Orkut no Brasil? Se não, vou refrescar sua memória: "Eu odeio acordar cedo". Milhões de usuários participavam dela. Hoje, um arquivo histórico na lembrança de alguns.

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

Contate-nos

Prime Business Center - Sala 703
Av. Sete de Setembro, 500
Res. Baldassari
Franca - SP - Brasil - 14401-278

Fone / Fax: (16) 3703-3839

WhatsApp: (16) 99371-1775

Newsletter

Quer saber tudo que acontece na Pictore?

Assine nossa newsletter:

Pictore Agência Digital - P A D Propaganda e Publicidade LTDA - CNPJ: 07.762.385/0001-73

Av. Sete de Setembro, 500 - Sala 703 - Edifício Prime

Franca/SP - CEP: 14401-278 - Fone: (16) 3703-3839 - WhatsApp: (16) 99371-1775