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Minha empresa precisa de uma agência de publicidade?

Publicado em: 04/09/2018

 

Neste final de semana, em uma roda de amigos, ouvi o seguinte comentário: "Minha empresa não precisa de agência de publicidade, uso a melhor forma de divulgação que existe: a boca a boca! Além de eficiente, é de graça!". Com certeza não era o momento de criar maiores discussões; e no meio de risadas, conversas e petiscos, em poucos minutos o assunto já tinha chegado no projeto espacial russo. Sim, convivo com amigos onde Sputnik vira tema de discussão em festas.

 

Porém, o único que se absteve em dar opiniões sobre a qualidade (ou a falta dela) dos satélites russos fui eu, pois me apeguei à afirmação do amigo sobre publicidade. Afinal:

 

Quando uma empresa precisa de uma agência de publicidade?

Antes de mais nada, vamos entender o que é publicidade:

 

Publicidade: atividade com a finalidade de tornar de conhecimento público uma marca, produto, empresa ou serviço, gerando uma motivação comercial favorável a ela.

 

Ou seja, publicidade nada mais é do que a prática de levar ao conhecimento do público que você tem algo bom, útil e/ou necessário para oferecer a ele. Parte do princípio básico de que o primeiro passo para se vender algo é ter a certeza de que quem quer comprá-lo sabe que você está ofertando aquilo!

 

Respondendo a pergunta: uma empresa precisa de uma agência de publicidade sempre que ela precisa comunicar da melhor forma sobre os produtos ou serviços que ela oferece. Ou seja, desde sempre!

 

Mas o que faz exatamente uma Agência de Publicidade?

Muito simples: gerencia todos os processos relacionados à publicidade! Ou seja, cuida da divulgação dos produtos, serviços ou ideias de uma empresa.

 

Mas espera aí. Isso aí eu mesmo posso fazer!

Sim! Desde que você tenha conhecimento e recursos para isso. Afinal, gerenciar publicidade é um trabalho que exige estudo, prática e experiência como qualquer outro. E para entender isso melhor, vamos conhecer a história da Marina.

 

Marina é uma jovem apaixonada por moda que decidiu empreender abrindo uma loja de roupas. Marina sabia tudo sobre as tendências de cada estação, então não teve nenhuma dificuldade em negociar com fornecedores e montar sua primeira coleção. Adotou uma excelente política de preço e criou um espaço físico simples, porém muito bonito, atrativo e bem localizado. Criou páginas da loja nas redes sociais, convidou as amigas para seguirem e pronto! Tudo estava perfeito! Porém, já passado algum tempo da inauguração, as vendas não decolavam.

 

Já quase desanimada com o negócio, Marina recebeu o conselho de uma amiga: “O que está faltando em sua loja é publicidade!”. Marina, sem expressar nenhum sinal, rejeitou completamente o conselho da amiga. Afinal, era óbvio que a loja dela tinha publicidade! Ela sempre postava nas redes sociais, impulsionava alguns posts, fazia stories, já tinha feito anúncio em uma revista e patrocinava um desfile de moda tradicional em sua cidade. O que a Marina não havia entendido no conselho da amiga é que há uma forma correta de se fazer publicidade, e esta forma correta não estava sendo aplicada. Afinal, Marina entendia de moda e não de publicidade!

 

E qual a forma correta de fazer publicidade?

A primeira coisa que temos que entender é que fazer publicidade da maneira correta não é simplesmente divulgar algo para o maior número de pessoas possíveis. Mas sim, divulgar algo da forma mais clara, correta e segmentada possível. E vai por mim, isso não é tão óbvio quanto parece, e as redes sociais definitivamente não são os únicos meios para isso! Caso contrário, todo o esforço resultará em uma mensagem que será ignorada, mal compreendida, ineficiente e que alcançará pessoas que não se interessam por ela. Como eu já mostrei neste post, número de seguidores não significa dinheiro! ;)

 

Por trás de uma propaganda eficiente há muito trabalho realizado. E para você entender melhor como isso funciona, vou listar alguns recursos utilizados pelas agências de publicidade para tornar eficiente a comunicação de uma empresa:

 

 

 

 

 

 

Concluindo

A Marina tinha tudo para fazer sua loja decolar! Tinha ótimos produtos, ótima localização e ótimos preços. Porém, tinha muita dificuldade em levar essas informações de forma clara e eficiente para o público correto. Assim, por melhor que fosse seu negócio, por não ter também uma ótima comunicação, ele era apenas um ótimo negócio desconhecido! Ou seja, desde sempre ela precisava de profissionais para ajudá-la na divulgação de sua loja.

 

Se a Marina contratou uma agência de publicidade? Mas é claro! E a partir daí não demorou para seu negócio decolar. E, modéstia a parte, tenho muito orgulho de ter sido um dos especialistas que ajudaram esse voo acontecer! ;)

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

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