Pictore Agência Digital

Notícias

O que considerar ao criar um conteúdo para redes sociais

Publicado em: 17/12/2020

 

A Pictore preparou algumas dicas para ajudar você a impulsionar suas mídias sociais de forma orgânica, fidelizar seus seguidores e garantir engajamento.

 

O conteúdo

É preciso desvincular seu gosto pessoal da persona de sua empresa. Não importa o que você gosta, mas o que gera interesse em seu público. Você achar que chocolate amargo é melhor que chocolate ao leite não significa que seu público pense da mesma forma. É necessário conhecer e entender qual chocolate desperta mais a atenção do seu público, e nem sempre isso é óbvio.

 

Dispute a atenção

As redes sociais estimulam a mudança de foco e a competição por atenção é acirrada. Basta arrastar o dedo para seu conteúdo ser completamente ignorado. Por isso mesmo, o primeiro estímulo é importantíssimo e você deve fugir do comum, pois seu público ignorará o que for “mais do mesmo”. Evite fórmulas prontas e siga essas dicas:

 

 

Garanta a satisfação

Evite a sensação do “perdi meu tempo vendo isto”. Ofereça algo que faça valer a pena. Pode ser dicas, indicações, “how to”, saiba mais, oportunidades ou quaisquer outros recursos que gere a sensação de recompensa. Fuja de tudo que não agregue algo útil, evitando gerar uma imagem negativa de sua empresa.

 

Humanize a comunicação

Rede Social não é blog, mas sim relacionamento. Seu conteúdo deve incentivar a interação com o público sem parecer mecanizado. Evite clichês como “deixe nos comentários qual o seu favorito” e use sua criatividade para estimular essa troca de forma a gerar simpatia com seus seguidores.

 

Utilize o formato correto

Cada meio exige um formato específico. Um grande erro é gerar conteúdo idêntico para stories do Instagram, feed do facebook e vídeo do YouTube. Entender a diferença de cada um é essencial e é preciso utilizar a linguagem de cada meio.

 

Utilize vários meios

Pessoas com o mesmo perfil estarão em diferentes redes buscando conteúdo no formato que mais lhes agrada. Ficar limitado apenas a uma rede social é desperdiçar o potencial de um conteúdo gerado. Mesmo com as adaptações necessárias, diversificá-lo em vários canais é garantia de abrangência e consequentemente maior retenção.

 

Analise as métricas

Algumas redes sociais lhe permite acompanhar métricas e engajamento do público, inclusive exibindo o perfil e algumas características de quem está absorvendo seu conteúdo. Analisar essas informações é uma excelente forma de garantir que seu conteúdo está atingindo quem você realmente está mirando.

 

Tenha objetivo

Gerar conteúdo é um trabalho como qualquer outro: exige dedicação, tempo, estudo, etc. Para valer a pena, é necessário cumprir um objetivo, e nem sempre será vender um produto ou serviço. Algumas estratégias podem ser: melhorar a imagem da empresa, firmar a empresa como especialista, aumentar a visibilidade, alcançar potenciais clientes, etc.

 

Independente do objetivo, garantir a eficiência é fundamental e espero que com essas dicas a Pictore tenha ajudado você a melhorar a comunicação de sua empresa nas redes sociais.

Vitor Moré

Artigo escrito por: Vitor Moré

Sou diretor de tecnologia, especializado em desenvolvimento web. O que é isso? Costumo dizer que os designers fazem ficar bonito, e eu faço funcionar!

Contate-nos

Rua José Chediak, 317
Cidade Nova
Franca - SP - Brasil - 14401-144

Fone / Fax: (16) 3703-3839

WhatsApp: (16) 99988-2408

Newsletter

Quer saber tudo que acontece na Pictore?

Assine nossa newsletter:

Pictore Agência Digital - P A D Propaganda e Publicidade LTDA - CNPJ: 07.762.385/0001-73

Rua José Chediak, 317 - Cidade Nova - Franca/SP

CEP: 14401-144 - Fone: (16) 3703-3839 - WhatsApp: (16) 99988-2408