fale com a gente
16 99988-2408
Pictore Agência Digital

Aprenda a vender produtos em seu e-commerce

By Vitor Moré em 7 de julho de 2021

Criar uma loja virtual envolve muita transpiração! É preciso esforço, investimento e muita força de vontade para tirar a ideia do papel e cumprir toda jornada até que a loja esteja pronta e desbravando o mercado.

Nesta jornada, muitas demandas comumente são terceirizadas, como é o caso da criação da loja, da identidade visual da marca, etc., e devem executadas por empresas qualificadas e consolidadas, como a Pictore, pois elas serão o alicerce de seu negócio.

Mas vamos falar hoje sobre demandas que, na maioria das vezes, são realizadas pela própria equipe da loja; aquelas ações cotidianas e rotineiras, e que fazem toda a diferença na performance da loja e no aumento das conversões. As dicas a seguir são para você!

Entenda que você não vende produtos

Nenhuma loja virtual vende produtos; no geral elas vendem sonhos, soluções de problemas, conquistas, conforto etc. Não venda o seu produto, mas sim o que ele representa quando seu cliente o conquistar. Esse deve ser seu foco na comunicação.

A descrição do produto é determinante na decisão da compra

Não se limite a descrever seu produto apenas de forma técnica ou copiando a descrição do fabricante. A descrição de um produto deve causar emoções, ter uma linguagem que cause identificação com o público e ative gatilhos mentais.

Fale sobre as vantagens, os diferenciais, ensine a melhor forma de usá-lo e deixe claro como o produto é fantástico e como mudará a vida da pessoa ao comprá-lo. Agregue valores emocionais e conceituais. Torne seu produto único e insubstituível ao falar dele.

Já ouviu falar de SEO? Se ainda não, pesquise sobre isso urgente!

Por ora vou ser bem simplista: inclua nas descrições e títulos dos produtos palavras, frases e expressões que seus clientes utilizam quando buscam seus produtos. Isso ajudará o Google e demais ferramentas a exibi-los quando forem “buscados”.

Fale também sobre a parte técnica

As informações técnicas darão sustentação ao discurso conceitual. Descreva de forma clara e estruturada as especificações do produto e garanta que seu cliente não ficará em dúvida sobre nenhum detalhe: tamanho, material, funcionalidades, recursos, etc.

Vale ressaltar também que tal especificação é norma obrigatória, e deve estar presente na hora de vender um produto. Caso contrário, você poderá ter problemas com órgão de proteção ao consumidor.

A foto do produto é o principal estímulo

Antes de ter acesso a qualquer informação sobre o produto, o cliente já terá visto sua imagem. Isso é regra. Se a imagem não agradar, o cliente perde o interesse e você perde a venda. Por isso é importantíssimo levarmos em consideração algumas regras básicas:

Padronização: não importa se serão no fundo branco ou azul; ou se estarão dispostas vestindo modelos ou em cabide; se serão tiradas com cenários ou composições. O que importa é: uma vez definido, mantenha o padrão em todas as imagens.

Qualidade: a imagem deve ter boa qualidade para que o cliente possa visualizar os detalhes. Um dos pontos negativos da loja virtual é o cliente não poder tocar ou experimentar um produto antes de comprar. Não o prive também da experiência de vê-lo.

Quantidade: promova pelo menos quatro imagens diferentes do produto, seja no ângulo em que é exibido ou na aplicação. Essa é a quantidade mínima para que o cliente tenha confiança de como será o produto quando for entregue. Mas quanto mais, melhor.

Humanização: é importante exibir a aplicação do produto: roupas, sapatos e assessórios vestindo modelos, ou outros produtos sendo utilizados, ajudam o cliente a entender a aplicação do produto e criar melhor o cenário emocional a ser atingido com a compra.

Não trate nenhum produto como “mais um produto”

Cada produto que você vende deve receber atenção a todos estes detalhes. É comum um lojista dar atenção apenas aos produtos âncoras e os “carros-chefe” do negócio. Porém, um produto mal exibido ou mal informado pode queimar sua marca como um todo.

A Pictore desenvolve conteúdo exclusivo para empreendedores.
Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Você também pode acompanhar em nossas redes
Deseja saber mais sobre nossas soluções?
Ou precisa de um projeto personalizado?
Este site utiliza Cookies para melhorar sua experiência de navegação, segmentar anúncios e analisar nosso tráfego. Saiba mais em nossa política de uso de dados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram