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Black Friday 2022: Venda muito pelo desejo, não pelo preço

By Vitor Moré em 21 de novembro de 2022

O instituto de pesquisa ipsos, a pedido do Google, confirmou o óbvio: tem muita gente a fim de consumir nesta Black Friday 2022. Mais especificamente 7 em cada 10 consumidores. Se engana aquele que acha que o sucesso desta data é devido aos supostos preços baixos. O que motiva mesmo é o desejo inato pelo consumismo, cujo gatilho é ativado por uma mídia focada em despertar desejo e o famoso FOMO, ou seja, a sensação de que a oportunidade de consumo é única naquele momento.

A Black Friday na cabeça do consumidor

A Black Friday gera expectativa. Muitas pessoas aguardam a data ansiosas por acesso a itens de desejo. A promessa de preços baixos e condições exclusivas motivam o consumidor a ir atrás de produtos que há algum tempo aguardam a viabilidade da compra. Geralmente o consumidor chega nesta data motivado a concretizar uma compra, pois acredita que não encontrará uma oportunidade melhor no futuro. Por isso, é uma época onde todo o apelo de venda deve ser focado na urgência.

Estratégias para venda na Black Friday

O erro de muitos vendedores é focar no preço dos produtos, quando no inconsciente coletivo das pessoas, todos os produtos já deveriam estar baratos de qualquer jeito. É preciso sim deixar claro para o consumidor que o produto está mais barato, mas isso todo mundo estará fazendo. O segredo aqui é trabalhar com a escassez. Seja de estoque ou seja na oportunidade de efetivar a compra em condições exclusivas. A criatividade deve falar mais alto que o preço. Grande parte dos produtos vendidos na black friday, são vendidos até mesmo mais caros do que estavam há poucos dias antes. Lembre-se do título deste artigo: não é preço, é desejo!

Melhorando as vendas na prática

Aplique essas regras e veja suas vendas estourarem na Black Friday:

  • Afirme, de forma apelativa, que o preço despencou;
  • Defina uma condição de urgência na compra (poucos no estoque, promoção termina em 20 minutos, etc);
  • Torne seu produto exclusivo, oferecendo em forma de kits ou incluindo adicionais que dificulte o consumidor de pesquisar por um produto idêntico em outras lojas;
  • Tenha produtos de apoio para criação de kits (lucre apenas em 1);
  • Deixe claro que todo mundo está aproveitando a promoção (x já vendidos, x consumidores visualizando o produto, etc);
  • Invista em tráfego pago para movimentar suas redes para incentivar um efeito manada;
  • Faça remarketing em tempo real com desconto imediato. Se o consumidor saiu do seu site sem comprar, ele provavelmente já está buscando produtos semelhantes em outro.

Lembre-se que a black friday não é uma época para gerar desejo. O consumidor já deve estar motivado nesta data. Todo o esforço deve ser focado na venda.

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