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Inteligência Artificial no Marketing Digital

By Vitor Moré em 27 de julho de 2023

A inteligência artificial (IA) chegou pra ficar e pra mudar totalmente o mundo como o conhecemos. Nenhuma área será poupada, e seja qual for o seu negócio, ele será influenciado e transformado pelas tecnologias que estão surgindo.

Como todas as grandes mudanças, ou você se adapta, ou você ficará para trás. A boa notícias é que temos um novo gap de negócio que abrirá portas e gerará inúmeras oportunidades. Mas também criará muitas armadilhas.

As armadilhas da Inteligência Artificial no Marketing Digital

A forma que você divulga a sua empresa mudará, então entenda o que acontecerá com o cenário de marketing digital com a popularização das Inteligências artificiais. Esteja na frente evitando os erros mais comuns que acontecerão.

- Marketing de conteúdo superficial: Com as IAs generativas, a internet será inundada de conteúdo criado por máquinas. Com isso ferramentas de indexação se adaptarão para filtrar textos criados por robôs e valorização conteúdos originais e criativos escritos por mentes humanas. Já esteja preparado para essa era e invista no próprio conteúdo.

- Redes Sociais sem identidade: Muitos negócios deixarão de humanizar suas redes sociais, acreditando que as IAs serão capazes de gerar simpatia e identificação com o público. Com isso, perfis sem identidade se tornarão comuns e conteúdos realmente humanizados, com personalidade e que se envolvam com o público serão a fórmula para o engajamento das ações nas redes.

- Campanhas segmentadas de forma genérica: Com os assistentes para criação de campanhas, as ações serão criadas de forma eficiente. Porém, o foco dos assistentes será gerar lucro para a própria plataforma, e não para o seu negócio. Ter conhecimento sobre objetivos, estratégias, execução e análise de métricas de campanhas ainda serão a chave para ações de sucesso, com custo reduzido e eficiência de conversão.

- Falta de Identidade visual: Muitos negócios contarão com artes gráficas geradas por ferramentas generativas, e farão isso sem se preocupar em criar uma identidade forte e única que fixe de forma persistente no público. Garantir uma identidade visual forte, artística, única e elaborada unindo técnica e criatividade irá destacar muito seu negócio em meio à poluição visual que tomará conta das mídias.

Como aliar a Inteligência Artificial e o Marketing Digital

A Inteligência artificial será extremamente eficiente na elaboração do marketing digital desde que seja considerada a seguinte máxima:

A IA não existe para substituir um humano, mas para auxiliá-lo a ser um humano mais eficiente.

Então, algumas dicas são:

  • Ao invés de pedir para uma IA criar um artigo, peça dicas de temas ou de como melhorar os seus artigos;
  • Ao invés de pedir para uma IA definir seu público-alvo, peça ideias de públicos e de como definir com eficiênia seu público-alvo;
  • Ao invés de pedir para uma IA criar sua identidade visual, peça instruções sobre como criar uma boa identidade visual.

Conheça e aprofunde-se nas ferramentas de IAs que se tornarão cada vez mais frequentes, mas não esqueça que essas ferramentas estarão disponíveis para todos. Se você quer destacar seu negócio, invista mais em você do que nas ferramentas. Elas mesmo te ajudarão a fazer isso!

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