fale com a gente
16 99988-2408
Pictore Agência Digital

Dicas para quem está começando seu primeiro negócio

By Vitor Moré em 21 de julho de 2021

Começar um novo negócio e se tornar um empreendedor é bem desafiador. Por isso preparamos essas dicas para você entender quais são os primeiros passos e como você pode otimizar os processos para aumentar as chances de sucesso.

1- Viabilize o negócio

Por melhor que seja sua ideia, será que o mercado está aberto para ela? Muitas ideias surgem de necessidades ou desejos pessoais do empreendedor e isso pode colocar seu negócio em risco. Faça pesquisas, analise o mercado e descubra se seu projeto terá público para sustentá-lo.

Muitas vezes a idealização do negócio surge ao identificar uma demanda de mercado ainda pouco explorada. Descubra por que poucos ou nenhum negócio está explorando esse nicho e busque conhecer porque empresas já fracassaram ao tentar explorar.

2- Planeje

É muito importante um planejamento sólido para iniciar seu negócio. Coloque no papel, na planilha, crie fluxogramas etc. Faça contas. Determine a perspectiva quantitativa de vendas. Analise concorrentes e defina um benchmark para ter como referência.

Crie o perfil de quem consumirá seu produto e descubra quanto ele estaria disposto a pagar por ele. Precifique da forma correta, considere custos fixos, custos com publicidade etc. Enfim, defina o custo por aquisição e garanta a possibilidade de lucro.

3- Valide seu negócio

Validar um negócio é descobrir, na prática, se o mercado o aceitará. Para isso, é preciso criar um protótipo do negócio e aplicá-lo em pequena escala. Não se acomode nesta fase, validar o negócio é o momento mais desafiador do empreendedor.

Descubra quais fatores estão dificultando a entrada do produto no mercado e seja persistente para contorná-los. Pode ser o próprio produto ou serviço, o preço, o público a quem está sendo direcionado, sua divulgação etc. Lembre-se que nenhum negócio nasceu perfeito.

4- Aplique um modelo financeiro

Você precisa saber exatamente quais são os custos para operar seu negócio, quanto precisa ser investido para o seu crescimento e qual o seu faturamento atual e projetado. Considere sempre um capital de giro e nunca misture contas pessoais com contas da empresa.

Aplicar um modelo financeiro é garantir que sua empresa esteja trabalhando com lucro, e caso esteja trabalhando com prejuízo, que isso tenha sido previsto e necessário.

5- Formalize

Aqui vou ser bem direto: um negócio sem um CNPJ é como uma pessoa sem CPF. Não corra o risco de ser descredibilizado no mercado ou ter problemas com a lei.

6- Divulgue

Aqui eu apelo para a máxima: “Um bom negócio sem divulgação, é apenas um bom negócio desconhecido”. E um negócio desconhecido não vende, não gera faturamento e não consegue se manter no mercado.

Não utilize sua divulgação apenas para vender mais; utilize também para posicionar seu negócio no mercado, gerar relacionamentos e fortalecer sua marca. Não basta que as pessoas saibam sobre seu negócio, mas que conheçam também seus valores e suas qualidades.

7- Não tente fazer tudo sozinho

O bom empreendedor não é aquele que consegue fazer tudo, mas aquele que consegue enxergar suas próprias limitações e buscar mais recursos humanos para seu negócio; seja na contratação de funcionários, consultorias, empresas etc. O importante é saber que você precisará de ajuda em algum momento.

O empreendedor deve focar em suas habilidades. Ficar preso em processos em que você não consegue performance vai apenas atrasar ou inviabilizar o crescimento do negócio. Não é porque você consegue fazer, que é você quem deve fazer. Terceirize responsabilidades.

8- Esteja disposto a trabalhar muito

Uma das características do empreendedor é dar muito valor a sua vida profissional. Ele não tem horário fixo, nem carga de trabalho, os problemas geralmente caem nas mãos dele e muitas vezes seu negócio influencia diretamente em sua vida pessoal.

Ao escolher empreender, saiba que tocar um negócio deve ser algo que te motive e dê prazer; provavelmente você gastará horas de lazer pensando sobre como resolver um problema ou como melhorar seu produto ou serviço. Mas saiba também que é algo muito compensador.

A Pictore conhece as dores do empreendedor e está preparada para ser seu parceiro em qualquer empreitada. Navegue em nosso site e conheça nossos serviços e como podemos ser seu parceiro de negócios.

A Pictore desenvolve conteúdo exclusivo para empreendedores.
Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Você também pode acompanhar em nossas redes
Deseja saber mais sobre nossas soluções?
Ou precisa de um projeto personalizado?
Este site utiliza Cookies para melhorar sua experiência de navegação, segmentar anúncios e analisar nosso tráfego. Saiba mais em nossa política de uso de dados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram