fale com a gente
16 99988-2408
Pictore Agência Digital

Non-Fungible Tokens (NFTs) vai afetar o seu negócio?

By Vitor Moré em 10 de maio de 2022

Você com certeza já ouviu falar delas, afinal o hype está bem alto sobre esse assunto. Mas você já se perguntou se isso afetará o seu modelo de negócio?

Provavelmente você faz parte deste grupo

Se você está acompanhando NFTs apenas pela mídia convencional, sem se aprofundar muito, provavelmente duas coisas te chamaram atenção:

1- pessoas estão comprando itens digitais que não fazem muito sentido;

2- as negociações envolvem valores astronômicos, com casos extremos de milhões de dólares.

Se isso te causa alguma confusão, acompanhe este artigo que vou resumir de uma forma muito simples como tudo isso funciona.

O que é NFT

Se você não entende muito de tecnologia, não adianta nada eu conceituar aqui uma NFT. Dizer que é o acrônimo do inglês para Token não fungível é o suficiente. O que importa é entendermos 2 pontos extremamente importantes nesta tecnologia:

1- Ela permite, pela primeira vez na história, que um item digital possa ser considerado único. Até então, qualquer item digital poderia ser copiado e distribuído, como uma foto digital por exemplo. No caso de um NFT, o original NUNCA poderia ser duplicado, e apenas uma pessoa teria a versão original desse arquivo.

2- A tecnologia por trás do NFT forma uma rede distribuída e não centralizada. Desta forma, não existe uma pessoa ou instituição por trás da criação e distribuição destes itens. A segurança das transações são garantidas por algoritmos extremamente complexos de validação distribuídos, e não há nada, nem ninguém, com o poder de fraudar, destruir ou alterar um arquivo NFT.

Por esses dois pontos podemos chegar à conclusão de que o NFT é a tecnologia que viabilizou a posse no mundo real de um item virtual. Pode até parecer algo paradoxal, mas no fundo é isso que aconteceu.

Como funciona a negociação de NFTs

Negociar um NFT é muito mais simples do que você imagina. Você poderia, por exemplo, converter um arquivo digital qualquer (uma imagem, uma música, etc) em um NFT. Este arquivo passaria a ser único e você poderia colocá-lo à venda, pelo preço que você quisesse. Bastaria ter alguém interessado em comprá-lo e Voilà, você vendeu um NFT de forma tão simples quanto poderia ter vendido qualquer outro produto.

O desafio é agregar valor suficiente a um NFT a ponto de alguém querer comprá-lo. E é por este motivo que geralmente NFTs que são negociados por valores astronômicos estão vinculados a alguma pessoa, marca ou conceito que já possuem grande valor agregado fora do mundo digital.

NFT vai influenciar meu negócio?

Não dá pra afirmar nada ainda, principalmente a curto prazo. NFT ainda está em um processo de evolução que envolve muita especulação, além de ser muito restrita a nichos como música, arte, jogos e colecionáveis.

A Meta (empresa por trás do Facebook, Whatsapp e Instagram) acabou de anunciar que disponibilizará recursos de NFT no Instagram, o que poderá criar um nicho a ser explorado por influencers e creators. Mas a própria Meta disse que tudo ainda não passa de testes, e que só o tempo dirá como isso irá amadurecer.

O que não dá para desconsiderar é que NFTs podem abrir portas para qualquer um explorá-los de forma criativa e inovadora. Então eu poderia dizer que, provavelmente, NFT irá influenciar seu negócio, se você quiser que ele influencie seu negócio. E isso pode ser algo muito interessante. Basta considerar que muitos “topos de pirâmide” chegaram lá por terem sido os primeiros a explorar algo novo.

Riscos da NFT

O principal risco envolvendo NFT é a especulação. Basta considerar que um NFT vale o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Não existe um valor de reserva ou qualquer segurança de que um item valorizará, ou, pelo menos, terá seu valor mantido com o decorrer do tempo. A única garantia é que ele sempre existirá e que ele é único, mais nada.

Além disso, por ser uma rede descentralizada, o universo do NFT é uma terra sem lei. Ou seja, se você perder sua carteira (é assim que é chamado o “espaço” virtual onde você guarda seus NFTs, cripto moedas, etc) por ter sido roubada por algum hacker, ou mesmo pelo simples fato de você ter esquecido a sua chave de acesso (que não é possível recuperar de forma alguma), não há para quem você recorrer.

Então antes de entrar para o universo das NFTs, é preciso conhecer pelo menos o básico desta tecnologia.

A Pictore desenvolve conteúdo exclusivo para empreendedores.
Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Você também pode acompanhar em nossas redes
Deseja saber mais sobre nossas soluções?
Ou precisa de um projeto personalizado?
Este site utiliza Cookies para melhorar sua experiência de navegação, segmentar anúncios e analisar nosso tráfego. Saiba mais em nossa política de uso de dados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram