fale com a gente
16 99988-2408
Pictore Agência Digital

O Instagram ficou offline; o que aprendemos com isso?

By Vitor Moré em 5 de outubro de 2021

Há pouco tempo escrevi um artigo que alertava sobre os riscos de tornar um negócio dependente do Instagram. No dia 04/10/21, tivemos a oportunidade de compreender melhor ainda a gravidade desta situação.

Neste dia, o Instagram e outros serviços da Facebook, Inc. ficaram offline por várias horas. O posicionamento da empresa durante o blackout? Nenhum. Apenas um pedido de desculpas raso: we apologize for any inconvenience, ou, pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

Sim, a paralisação de seu negócio é tratada como um mero inconveniente pela gigante das redes sociais, e é muito importante que você nunca se esqueça disso.

O que aprendemos com essa queda do Instagram?

1- Se seu negócio parou, você precisa rever suas estratégias

Empresas que dependiam exclusivamente do Instagram para fazer negócios literalmente pararam. E o pior, não podiam fazer nada para resolver além de esperar. Com isso, reforço minha indagação: e quando o Instagram morrer definitivamente?

2- Valorize seus próprios canais

Empresas que contavam com lojas virtuais, bons sites institucionais, sistemas de atendimento e outros recursos próprios passaram muito melhor pela queda. Muitas não tiveram nenhum prejuízo.

3- Entenda que seu negócio é importante para você. Só para você.

Para muitos empreendedores, o prejuízo e a dor de ver o negócio parado foi grande. Para o Instagram, a única preocupação era a queda de suas próprias ações na bolsa. Invista em seu negócio, faça ela voar com as próprias asas e seja o mais independente possível.

4- Uma marca forte blinda qualquer negócio

As pessoas não pararam de consumir e nem de contratar. Mas sem o estímulo do Instagram elas alcançavam apenas as empresas que já estavam com a marca consolidada positivamente em sua mente. Fortalecer a marca é a melhor estratégia para vencer crises.

5- Tenha meios alternativos de comunicação

Para quem só dependia do Instagram, a paralisação foi total. Já para os negócios que investiam em outros veículos de comunicação, a paralisação foi apenas parcial. Nunca centralize toda sua comunicação apenas em um veículo.

Felizmente, a paralisação não durou mais que 6 horas; mas já foi o suficiente para alertar a todos sobre o risco de depositar todos os recursos de nosso negócio apenas em uma ferramenta. Que o alerta sirva para que os empreendedores despertem para a necessidade de diversificar os meios de comunicação e criar estratégias alternativas de divulgação.

A Pictore vai te ajudar a diversificar a comunicação de seu negócio, ao mesmo tempo que explora todos os recursos do Instagram (enquanto ele ainda está firme no mercado). Nos chame para criarmos estratégias de comunicação seguras para o seu negócio.

A Pictore desenvolve conteúdo exclusivo para empreendedores.
Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Você também pode acompanhar em nossas redes
Deseja saber mais sobre nossas soluções?
Ou precisa de um projeto personalizado?
Este site utiliza Cookies para melhorar sua experiência de navegação, segmentar anúncios e analisar nosso tráfego. Saiba mais em nossa política de uso de dados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram