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O Instagram ficou offline; o que aprendemos com isso?

By Vitor Moré em 5 de outubro de 2021

Há pouco tempo escrevi um artigo que alertava sobre os riscos de tornar um negócio dependente do Instagram. No dia 04/10/21, tivemos a oportunidade de compreender melhor ainda a gravidade desta situação.

Neste dia, o Instagram e outros serviços da Facebook, Inc. ficaram offline por várias horas. O posicionamento da empresa durante o blackout? Nenhum. Apenas um pedido de desculpas raso: we apologize for any inconvenience, ou, pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

Sim, a paralisação de seu negócio é tratada como um mero inconveniente pela gigante das redes sociais, e é muito importante que você nunca se esqueça disso.

O que aprendemos com essa queda do Instagram?

1- Se seu negócio parou, você precisa rever suas estratégias

Empresas que dependiam exclusivamente do Instagram para fazer negócios literalmente pararam. E o pior, não podiam fazer nada para resolver além de esperar. Com isso, reforço minha indagação: e quando o Instagram morrer definitivamente?

2- Valorize seus próprios canais

Empresas que contavam com lojas virtuais, bons sites institucionais, sistemas de atendimento e outros recursos próprios passaram muito melhor pela queda. Muitas não tiveram nenhum prejuízo.

3- Entenda que seu negócio é importante para você. Só para você.

Para muitos empreendedores, o prejuízo e a dor de ver o negócio parado foi grande. Para o Instagram, a única preocupação era a queda de suas próprias ações na bolsa. Invista em seu negócio, faça ela voar com as próprias asas e seja o mais independente possível.

4- Uma marca forte blinda qualquer negócio

As pessoas não pararam de consumir e nem de contratar. Mas sem o estímulo do Instagram elas alcançavam apenas as empresas que já estavam com a marca consolidada positivamente em sua mente. Fortalecer a marca é a melhor estratégia para vencer crises.

5- Tenha meios alternativos de comunicação

Para quem só dependia do Instagram, a paralisação foi total. Já para os negócios que investiam em outros veículos de comunicação, a paralisação foi apenas parcial. Nunca centralize toda sua comunicação apenas em um veículo.

Felizmente, a paralisação não durou mais que 6 horas; mas já foi o suficiente para alertar a todos sobre o risco de depositar todos os recursos de nosso negócio apenas em uma ferramenta. Que o alerta sirva para que os empreendedores despertem para a necessidade de diversificar os meios de comunicação e criar estratégias alternativas de divulgação.

A Pictore vai te ajudar a diversificar a comunicação de seu negócio, ao mesmo tempo que explora todos os recursos do Instagram (enquanto ele ainda está firme no mercado). Nos chame para criarmos estratégias de comunicação seguras para o seu negócio.

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