fale com a gente
16 99988-2408
Pictore Agência Digital

O que considerar ao criar um conteúdo para redes sociais

By Vitor Moré em 17 de fevereiro de 2021

A Pictore preparou algumas dicas para ajudar você a impulsionar suas mídias sociais de forma orgânica, fidelizar seus seguidores e garantir engajamento.

O conteúdo
É preciso desvincular seu gosto pessoal da persona de sua empresa. Não importa o que você gosta, mas o que gera interesse em seu público. Você achar que chocolate amargo é melhor que chocolate ao leite não significa que seu público pense da mesma forma. É necessário conhecer e entender qual chocolate desperta mais a atenção do seu público, e nem sempre isso é óbvio.

Dispute a atenção
As redes sociais estimulam a mudança de foco e a competição por atenção é acirrada. Basta arrastar o dedo para seu conteúdo ser completamente ignorado. Por isso mesmo, o primeiro estímulo é importantíssimo e você deve fugir do comum, pois seu público ignorará o que for “mais do mesmo”. Evite fórmulas prontas e siga essas dicas:

- Vincule seu conteúdo a uma imagem chamativa;
- Garanta que o título ou chamada desperte interesse imediato;
- Gere estranhamento para despertar curiosidade;
- Ofereça algo que estimule a atenção no conteúdo;
- Seja direto.

Garanta a satisfação
Evite a sensação do “perdi meu tempo vendo isto”. Ofereça algo que faça valer a pena. Pode ser dicas, indicações, “how to”, saiba mais, oportunidades ou quaisquer outros recursos que gere a sensação de recompensa. Fuja de tudo que não agregue algo útil, evitando gerar uma imagem negativa de sua empresa.

Humanize a comunicação
Rede Social não é blog, mas sim relacionamento. Seu conteúdo deve incentivar a interação com o público sem parecer mecanizado. Evite clichês como “deixe nos comentários qual o seu favorito” e use sua criatividade para estimular essa troca de forma a gerar simpatia com seus seguidores.

Utilize o formato correto
Cada meio exige um formato específico. Um grande erro é gerar conteúdo idêntico para stories do Instagram, feed do facebook e vídeo do YouTube. Entender a diferença de cada um é essencial e é preciso utilizar a linguagem de cada meio.

Utilize vários meios
Pessoas com o mesmo perfil estarão em diferentes redes buscando conteúdo no formato que mais lhes agrada. Ficar limitado apenas a uma rede social é desperdiçar o potencial de um conteúdo gerado. Mesmo com as adaptações necessárias, diversificá-lo em vários canais é garantia de abrangência e consequentemente maior retenção.

Analise as métricas
Algumas redes sociais lhe permite acompanhar métricas e engajamento do público, inclusive exibindo o perfil e algumas características de quem está absorvendo seu conteúdo. Analisar essas informações é uma excelente forma de garantir que seu conteúdo está atingindo quem você realmente está mirando.

Tenha objetivo
Gerar conteúdo é um trabalho como qualquer outro: exige dedicação, tempo, estudo, etc. Para valer a pena, é necessário cumprir um objetivo, e nem sempre será vender um produto ou serviço. Algumas estratégias podem ser: melhorar a imagem da empresa, firmar a empresa como especialista, aumentar a visibilidade, alcançar potenciais clientes, etc.

Independente do objetivo, garantir a eficiência é fundamental e espero que com essas dicas a Pictore tenha ajudado você a melhorar a comunicação de sua empresa nas redes sociais.

A Pictore desenvolve conteúdo exclusivo para empreendedores.
Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Você também pode acompanhar em nossas redes
Deseja saber mais sobre nossas soluções?
Ou precisa de um projeto personalizado?
Este site utiliza Cookies para melhorar sua experiência de navegação, segmentar anúncios e analisar nosso tráfego. Saiba mais em nossa política de uso de dados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram