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Profissional liberal, 6 dicas para você se destacar no mercado

By Vitor Moré em 15 de julho de 2021

Conquistar clientes faz parte do negócio de qualquer profissional liberal, mas, para muitos, atrair novos clientes pode ser um grande desafio. Afinal, você é especialista na sua área e não na área de vendas.

A boa notícia é que antes de contratar profissionais para cuidar de sua divulgação, você pode seguir algumas regrinhas para melhorar sua visibilidade no mercado.

1- Entenda quem são seus clientes

Saber o perfil das pessoas que procuram seus serviços é o primeiro passo para direcionar sua divulgação. Nem tudo é tão óbvio; então converse com seus clientes, faça pesquisas, descubra do que eles gostam, os lugares que eles frequentam etc. Encontre padrões.

Desta forma ficará muito mais fácil para você saber quem são as pessoas mais propensas a contratarem seus serviços. Vá atrás delas!

2- Não perca oportunidades de divulgar seu trabalho

Surgiu uma oportunidade de falar sobre seu profissional? Então fale! Quanto mais pessoas souberem sobre seus serviços, mais pessoas se tornarão potenciais clientes. Não tenha medo ou vergonha de se expor. E tenha sempre um cartão de visitas com você.

3- Garanta suas mídias de base

Não basta saberem o que você faz, mas saberem quão bem você faz e porque você é a pessoa ideal para fazer isto por elas. Nem sempre você terá tempo ou oportunidade para explicar isso para todos. É aí que entra sua mídia de base.

Mídia de base é todo material que você oferece para as pessoas saberem mais sobre seu serviço. Pode ser um folder, um site, um folheto etc. Ela deve ser mais completa que um cartão de visitas e seu papel é fazer a venda de seus serviços por você através de informação.

Mídias sociais não são mídias de base, são mídias de relacionamento. Não se esqueça disso!

4- Use o conteúdo a seu favor

Produzir conteúdo sobre sua área é a melhor forma de conquistar a confiança das pessoas que ainda não conhecem seu trabalho. Quando você ensina, você demonstra autoridade. E autoridade gera credibilidade.

Além disso, ter conteúdo publicado e de fácil acesso, garante boas oportunidades de divulgar seus serviços de forma informal. Pensa quantas conversas não podem terminar assim: “… eu tenho um artigo sobre isso no meu site, entra lá para você ler”.

5- Diferencie vida pessoal e profissional nas redes sociais

Você deve sim falar sobre seus serviços em suas redes pessoais, mas isso deve ser feito de forma muito equilibrada e casual, geralmente convidando seus amigos a conhecerem e seguirem também seu perfil profissional.

A regra é aprofundar sobre seu negócio apenas em suas redes profissionais; elas fazem parte do seu negócio e devem ser cuidadas e tratadas com a mesma postura e linguagem profissional que ele exige fora das redes.

6- Incentive o “boca a boca”

Um cliente conquistado por ser uma excelente ferramenta de divulgação, afinal, se ele foi conquistado é porque ele reconhece e sabe sobre a qualidade de seu serviço. Mas nem sempre ele fará isso de forma espontânea.

Incentivar um cliente a falar sobre seus serviços pode ser tão óbvio quanto “trazendo um amigo você ganha…”; mas também pode ser feito através de ações criativas de incentivo para compartilhamento de seu conteúdo, redes sociais etc.

Se você já segue essas dicas e quer ainda mais desempenho e performance na divulgação de seus serviços, entre em contato com a Pictore e lhe enviaremos uma proposta sem compromisso para otimizar sua prospecção de clientes e tornar seu negócio conhecido e reconhecido no mercado.

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