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Saiba isso e triplique seus clientes

By Vitor Moré em 13 de junho de 2022

Se você tem um negócio e todo seu esforço de vendas se concentra nas pessoas que estão procurando pelos seus produtos ou serviços, você está perdendo clientes; isso acontece porque você está considerando apenas um dos momentos do consumidor, que é quando ele já está decidido a consumir um produto ou serviço como os que você oferece.

Neste artigo, vou explicar os 3 momentos do consumidor que podem ser explorados por você na hora de vender seu produto ou serviço, para você nunca mais ficar limitado na hora de criar estratégias de venda.

Momentos do consumidor

Todo consumidor passa por 3 momentos antes de efetuar uma compra ou contratação:

1- Consumidor Passivo

Neste momento o consumidor ainda não tem desejo nenhum pelo seu produto ou serviço, e talvez nem saiba que ele existe.

2- Consumidor Motivado

Neste momento o consumidor já tem a consciência de que deseja ou necessita de algo, mas ainda não decidiu qual o produto ou serviço ideal para suprir sua necessidade.

3- Consumidor Decidido

Neste momento o consumidor já sabe o que ele quer, já está decidido a comprar ou contratar e buscará as melhores condições para adquirir o produto ou serviço.

Entendendo na prática

Para entender como funciona os três momentos, conheça a história da Vanessa e saiba como ela acabou comprando um boneco do Super Cão.

Vanessa estava em sua casa explorando suas redes sociais (consumidora passiva) quando recebe um convite por whatsapp: é Aniversário de 7 anos do Pedrinho, seu sobrinho. Logo ela pensa: “Preciso comprar um presente, mas o que dar para uma criança de 7 anos?” (consumidora motivada). Faz então uma pesquisa no Google de descobre que o “Super Cão” está em alta, e que os colecionáveis do super-herói são desejados pelas crianças na faixa etária do Pedrinho. Pronto, está decido. Basta agora encontrar um produto de qualidade, que se encaixa em seu orçamento e que chegue a tempo de presenteá-lo (consumidora decidida).

Explorando cada momento

Cada momento do consumidor gera inúmeras possibilidades e estratégias a serem exploradas. Basta usar a criatividade. Vou exemplificar algumas:

- Estratégias para o Consumidor Passivo

Este é o momento de criar demanda, gerando ou expondo a necessidade pelo seu produto ou serviço para o consumidor que talvez nunca tenha pensado em consumi-lo. Veja alguns exemplos de copy utilizados neste momento:

- “Você está cansado de ter que lavar louças todos os dias?”

- “Seu celular está lento? Saiba que tem como deixá-lo mais rápido com um simples aplicativo”

- “Você sempre quis aprender inglês mas acha os cursos particulares muito caros?”

- Estratégias para o Consumidor Motivado

É neste momento que o marketing de conteúdo atua de forma mais eficiente, pois o consumidor está tirando dúvidas e se certificando de qual produto ou serviço é o ideal para ele. Explore blogs, mídias sociais e outras ferramentas com conteúdos como:

- “As tendências da moda para esta estação”

- “O que você precisa saber antes de comprar um smartphone”

- “Como economizar muito dinheiro comprando um projetor ao invés de uma TV”

- Estratégias para o Consumidor Decidido

Agora sim é o momento de você vender seu produto ou serviço de forma direta. Com o consumidor já decidido a consumi-lo, é a hora de expor todos os pontos fortes e garantir que você seja encontrado por quem está procurando por ele. Alguns exemplos:

- “Compre bonecos colecionáveis com até 30% de desconto”

- “Desenvolvemos games corporativos para sua empresa, utilizando as melhores tecnologias”

- “Camisetas do Super Cão por apenas R$37,50”

Perceba que cada momento do consumidor gera oportunidades específicas que podem resultar em venda direta, desde que você saiba explorar com eficiência cada um deles. Focar apenas no Consumidor Decidido é desconsiderar todas as outras possibilidades e, com isso, reduzir o alcance das suas ações de divulgação.

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