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Sobre Lojas Virtuais: você está preparado para o hoje?

By Vitor Moré em 17 de fevereiro de 2021

Não tem como fugir do cenário atual: as lojas virtuais fazem parte do hábito de consumo das pessoas. Seja para efetuar compras, pesquisar preços ou saber mais sobre produtos, todos usufruem da praticidade que este modelo de negócios oferece.

Lojas virtuais já fecharam as portas de muitas lojas físicas, mas também já salvaram muitos negócios à beira da falência. Pegou alguns de surpresa, enquanto outros já se prepararam com antecedência. Na polarização natural, uns só vivem delas, enquanto outros juram que nunca precisarão. Independente da sua posição uma coisa é certa: as lojas virtuais influenciam diretamente no seu negócio, seja ele qual for.

Se seu negócio precisa ou não de uma loja virtual vai depender muito das suas estratégias. Porém eu posso lhe afirmar: se ele se baseia em vender algo, ela é uma ferramenta que deveria muito ser considerada. Se ele já possui, é preciso perguntar: será que ela cumpre bem o seu papel? O que me faz questionar também:

Qual o papel de uma loja virtual?

A resposta é simples: O mesmo papel de uma loja física: vender! Quando alguém entra em uma loja física, o preceito adotado por todos é que se deve fazer o possível para vender algo para aquela pessoa. Se alguém oferece um cafezinho, uma bolachinha ou qualquer outro extra para agradar o cliente, o foco nunca deve ser perdido: o objetivo principal é vender! Na loja virtual não é diferente. Cada usuário que acessa a loja deve receber apenas um estímulo: comprar! O objetivo da loja virtual é vender, e não se deve nunca perder este foco.

Sério, Vitor? Achei que o objetivo da loja virtual era ensinar a pessoa a plantar bananeira!

Pode parecer óbvio dizer que o objetivo da loja virtual seja vender. Mas com todos estes anos de experiência em e-commerce é incrível como alguns negociantes perdem o foco! Anos “viciados” aos processos de venda de uma loja física, esquecem que os mesmos processos devem ser seguidos também na loja virtual, porém, seguindo a realidade da mesma.

Caso você não entenda o que eu quis dizer acima você corre um sério risco de ter uma loja virtual sem vendedores, sem vitrine, sem um bom ponto e, como consequência, sem clientes. E aí já era: o objetivo principal dela que deveria ser vender, está dando lugar a outros. E outros objetivos não funcionam para uma loja virtual!

E se você ainda está perdido pois não consegue entender que sua loja virtual precisa de vendedores, vou ajudá-lo(a) fazendo algumas comparações que mostraram para você como uma loja virtual é parecida com uma loja física:

O que podemos aprender com as lojas físicas para aplicar na loja virtual

Precisamos ter uma boa localização: Manter sua loja virtual em um bom ponto (em referência à loja física) se relaciona a dois fatores: o quão fácil é encontrá-la e quão acessível ela é! O cliente não pode ter dificuldade nenhuma em encontrar sua loja quando está interessado em seus produtos. Faça uma busca detalhada pelo seu produto no Google: se seu produto não for encontrado, sua loja virtual precisa melhorar o ponto urgente! Agora, se seu cliente consegue encontrar sua loja fácil, tenha a certeza de permiti-lo acessá-la com qualidade em qualquer dispositivo: computadores, celulares, tablets, smart tvs, etc. Não adianta nada o cliente conseguir chegar na sua loja se ele não consegue entrar!

Precisamos de uma boa vitrine: Assim que o cliente chega na sua loja, o primeiro contato dele é com a vitrine. Seja sua loja física ou virtual. É neste momento que ele deve se encantar com o seu visual e com a forma que seus produtos são expostos. Ela deve passar segurança e credibilidade. Causar uma boa impressão neste momento é um dos fatores determinantes para conversão de cliente em consumidor. Da mesma forma que uma bela vitrine garante uma venda, uma vitrine malcuidada, mal estruturada e feia é forte indício de perda de clientes.

Precisamos ter uma boa oferta de produtos: Quando o cliente busca por produtos em sua loja, é importante que ele encontre opções! Imagina entrar em uma loja física que vende apenas 30 produtos? Qual a probabilidade de um destes 30 produtos despertarem interesse em você? Muito baixa. E mesmo produtos específicos serão mais atraentes quando estão ao lado de outras opções. Da mesma forma que não compensa abrir uma loja física para vender poucos produtos (pois ela gerará custos equivalentes a uma loja que oferta dezenas de produtos), também não compensa abrir uma loja virtual desta forma. A solução é aumentar a oferta de produtos, buscando novos fornecedores e mais opções de negócios.

Precisamos de uma boa estrutura: Se um cliente chega na loja física e fica perdido, não sabendo como faz para ver os produtos, não conseguindo falar com um vendedor, não conseguindo encontrar o preço dos produtos, não sabendo onde está a opção de parcelamento, não sabendo como colocar o produto em um carrinho de compras ou não conseguindo entender como o produto funciona, o que ele faz? Vai embora! A mesma coisa acontece na loja virtual. É preciso ter uma estrutura que ofereça todos os recursos básicos para a finalização da compra, desde a busca pelos produtos até o fechamento do pedido! Todo o processo tem que ser natural, intuitivo, prático e fácil. E somente uma loja virtual bem estruturada vai oferecer isso.

Precisamos de bons vendedores: O que um bom vendedor faz em uma loja física? Conduz o cliente até ele encontrar um produto que deseja comprar. E é exatamente isso que os “vendedores” da Loja Virtual têm que fazer. No caso, os vendedores são recursos de inteligência artificial que se baseiam no comportamento do cliente para ajudá-lo a encontrar algo que ele se interesse, independente do porquê ou como ele acessou a loja. Seja oferecendo produtos relacionados, vendas casadas, sugestões de produtos da mesma categoria, sugestões de produtos em promoção, etc… Os vendedores da loja virtual tem que trabalhar muito!

Lojas Virtuais precisam da mesma atenção das lojas físicas. É importante ter pessoas capacitadas para criar, gerenciar e divulgar sua loja virtual. Ela é um negócio como outro qualquer: se bem gerenciada renderá muito lucro! Caso contrário, poderá te deixar no prejuízo…

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